sexta-feira, 14 de julho de 2017

Informática: "Tô com vírus!"

Quantas vezes você já ouviu ou falou essa frase? Quantas vezes o técnico do seu computador já disse essa frase? Mas o que é vírus? - ah, vírus é um negocio que deixa o computador ruim!
É... explicação frágil né? Dá pra sentir!
Nesse post, vamos tirar de vez essa dúvida da nossa cabeça.


A princípio de conversa, vamos deixar claro que nem tudo de ruim que aparece no seu computador é vírus, ok? 
Vírus é um código que tem apenas duas funções: apagar ou modificar dados. APENAS ISSO!
Vamos adentrar para melhor compreensão? O vírus foi criado na década de 90 por pessoas insatisfeitas com as empresas que trabalhavam e que, por algum motivo, foram demitidas. Com raiva, essas pessoas começaram a criar programas e enviar por e-mail para as empresas. Quando abertos, destruíam dezenas de documentos e propagavam um verdadeiro caos. 
Com o tempo, as pessoas perceberam que tais programas poderiam gerar lucro e criaram outros tipos de códigos, mas isso falaremos mais a frente. 
Um dos vírus mais famosos da historia foi o "Iloveyou". A vítima recebia um e-mail com essa frase e quando abria, o vírus se espalhava no computador destruindo tudo que via pela frente.
Existem dois tipos de vírus. O boot, que ataca os arquivos de inicialização do disco fazendo com que o sistema operacional já inicie infectado e o vírus tipo macro, que ataca os arquivos do Office, modificando sua linguagem e impossibilitando a leitura dos arquivos.


Arquivo office infectado pelo vírus macro


O vírus é um código que se multiplica, porém, não se auto multiplica, ou seja, ele fica no seu arquivo até que seja aberto e assim que executado, danifica e pula para outro arquivo, esperando novamente o click do usuário para abrir o ficheiro e continuar sua saga destrutiva.

Agora, além dos vírus, temos o Trojan, Adware, Spyware, Worms, Sniffer, portscan, rootkit e centenas de outros. Cada um tem seu objetivo e suas funções. 
O Trojan, por exemplo, engana o usuário para obter algo. 
Lembra do Cavalo de Troia? Aquele mesmo dos Gregos! Pois é, o trojan faz a mesma coisa. Ele entra no seu computador fingindo ser seu amiguinho e quando você menos espera... BAM! lá está ele, roubando todos os seus dados. 
- Mas como ele entra no meu computador!? Ele é todo fechado com parafusos!  
O trojan usa de artimanhas para entrar no seu computador. Quer um exemplo que certamente você já viu? "PARABÉNS, VOCÊ É O USUÁRIO DE NÚMERO 1 MILHÃO E ACABA DE GANHAR UM CELULAR!" ou "GANHE 15 MIL REAIS POR MÊS SENTADO EM CASA SEM TRABALHAR!". Ora, você nunca achou isso estranho? realmente acreditou que foi sorte sua ser o usuário 1 milhão? Realmente acreditou que existe alguém que ganha 15 mil reais por mês sentado sem trabalhar?! tirando alguns políticos brasileiros Não, não existe.
O Trojan também surge em redirecionamentos automáticos de sites não confiáveis e em noticias falsas tentadoras de um click curioso, por exemplo, em plena guerra política, você não clicaria na noticia: "Exército brasileiro vai às ruas e o Brasil volta a ser uma Ditadura Militar!". Pois é, quem não clicaria né?
Mas a curiosidade do Trojan é que ele, em si, não faz nenhum mal ao seu computador, ele é só o "porteiro" de novos códigos maliciosos fragilizando as defesas e deixando a galerinha do mal dominar seu PC. (as vezes a "galerinha do mal" vem junto do Trojan)
Mas que galerinha do mal é essa? - ora, Spywares, Worms, Sniffers, Adwares e tudo mais... cada um tem uma função, como já dito.
No caso das propagandas tentadoras, o Adware está junto. Ele entra no seu computador através de banners promocionais, venda de produtos em sites não confiáveis, jogos, sites pornográficos e outros. Uma peculiaridade sobre o Adware é que ele consegue ler os cookies (seu histórico), assim, sempre saberá colocar uma propaganda tentadora. Por exemplo: Se você costuma navegar em sites que vendem roupas, ele passa a enviar propagandas falsas com promoções tentadoras de roupas, aumentando a chance do click por parte do usuário descuidado.


Já o Spyware é um cara muito safadinho, ele tem a audácia de registrar TUDO que você digita e visualiza no teclado e tela do PC, sabia? baixar um é muito fácil. Até no baixaki -olha a propaganda-você encontra. É muito simples de usar, vamos supor: Você é uma menininha muito ciumenta, quer saber o que seu namorado anda fazendo no PC da casa dele, então, você baixa o programinha, coloca no pen driver, vai até a casa dele, espera um momento de desatenção, coloca o pendriver, instala o programa e pronto. Depois de configurado e ativado, ele passa a enviar para o seu e-mail cadastrado, TUDO que seu namorado vê/escreve.
Mas calma aí gente! Esse é só um exemplo ok? não façam isso por aí e coloquem a culpa em mim!
o programa se chama: logmain.
Essa não é a única forma de "enfiar" o keylogger (registro de teclado) e screenlogger (registro de tela) em um computador. Ele também pode vir escondido dentro de programas, sites não confiáveis, propagandas e assim que entra no computador, se instala e começa a trabalhar, enviando seus dados, senhas, números de cartões, documentos, para o usuário que o configurou. Assustador né? E você ainda não viu nada. O Worms, por exemplo, é bem pior.
Worms significa verme e ele trabalha em duas etapas: Primeiro ele abre as portas para invasão, chamamos isso de backdoor (porta dos fundos), depois ele faz o acesso remoto e controla a máquina, isso é chamado de: Ransomware.
De forma mais direta, o Ransomware é um sequestro virtual. Um criminoso entra no seu computador através da internet, toma o controle da sua máquina, encontra dados importantes ou sigilosos e cobra um "resgate" em dinheiro para normalizar seu computador ou não tornar público esses dados.
Perigoso, hein?
Programas assim, existem aos montes! Sniffer (captura dados na rede), Portscan (procura portas abertas para invasões), mas um merece nossa atenção, é o RootKit. Ele simplesmente tem TUDO dentro dele. Sim! TUDO MESMO!! Spyware, trojan, worms, ransomware, adware e tudo mais... É uma verdadeira caixa da tragédia, o apocalipse dos malwares... Pode ser contraído de qualquer forma das citadas anteriores. Assustador hein?

Mas não fiquem aflitos meus amigos, existem muitas formas de proteção para evitar esses programas maliciosos, a primeira delas é o firewall, que em uma grosseira interpretação, é o segurança da festa. Ele fica lá na porta, de braços cruzados e todos que tentam entrar na rede, deve primeiro se reportar a ele. Se por ele conseguirem passar, ainda tem os anti-vírus e os anti-spywares, mas é claro, a melhor defesa contra esses programas é o usuário. Atenção redobrada nos sites visitados, se alguma página abrir sem ordem, corra do site! Não cliquem em propagandas de super promoções, abra uma nova guia e visite o site da propaganda. Não abra e-mail de desconhecidos e POR FAVOR, entenda caro amigo, você não é o usuário um milhão! kkkk

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário