1- Além do Brasil, a língua portuguesa também é a língua oficial de outros seis países do mundo. São eles: Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. Além de ser falada, não pela população completa, mas por parte dela, no Macau (China) e Zanzibar (Tanzânia) e nos estados de Goa, Diu e Damão, na Índia e Málaca, na Malásia. É o sexto idioma mais utilizado do mundo com cerca de 250 milhões de falantes. O Brasil corresponde a 80% desse número.
2- Não usamos no nosso dia a dia nem 10% das palavras existentes na nossa língua e é capaz de nunca usarmos todas durante a nossa vida. A língua portuguesa contém 435 mil palavras a nossa disposição. E a cada dia surgem novas! É muito verbete hein?
3- A maior palavra da nossa língua possui 47 letras e define uma doença causada pela inalação de cinzas vulcânicas. Qual seja: pneumoultramicroscopicocossilicovulcanoconitico.
4- No Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas acima de 10 anos não sabem ler. Esse número representa 9% da população total do País, a maior parte concentra-se na região nordeste, seguido do norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. (IBGE-2010) Apesar de ser uma curiosidade triste, o IBGE afirma que o analfabetismo está diminuindo. “Em comparação aos resultados do Censo de 2000, a situação da alfabetização melhorou no país, pois a taxa de analfabetismo diminuiu de 12,8% para 9% em 2010.”
5- A língua portuguesa tem 800 anos! É comemorada no dia 27 de junho. Na verdade, a língua portuguesa pode até ser mais velhinha, porém o documento mais antigo existente no mundo, escrito completamente em português data de “4 dias por andar de Junio da era de 1214” e se refere a um testamento de D. Afonso II, 3º rei de Portugal. registrado em um cartório da cidade Mitra de Braga (Arquivo Nacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário