sábado, 22 de julho de 2017

Português: Divisão silábica

Vamos falar de divisão silábica? Um assunto tão simples que muita gente tem dúvida, depois dessa postagem não haverá mais nenhuma, espero eu...

Para que ocorra uma divisão silábica correta é extremamente importante perceber a forma falada da palavra, o som que ela emite quando pronunciada. É claro que apenas isso não garante 100% de acertos nas divisões silábicas, já que existem algumas regras que devemos seguir para evitar erros. Às vezes, nossa pronúncia nos engana.


Antes de aprender a divisão de sílabas, precisamos saber o que é uma sílaba. Então: Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados em uma só emissão de voz. Por exemplo: Capa. 
Nessa palavra existem duas sílabas e duas emissões de voz. CA – PA. Vale lembrar que na língua portuguesa não existe sílaba sem vogal.
Dito isso, precisamos também classificar as palavras de acordo com a quantidade de sílabas, é bem simples, veja:

Monossílabas: São palavras que contém apenas uma sílaba. Exemplo: Mãe, paz, ar, bom.

Dissílabas: São palavras que contém duas sílabas. Exemplo: Hora, mané, prato, vaso.

Trissílabas: São palavras que contém três sílabas. Exemplo: Hábito, macaco, salada, sapato.

Polissílabas: São palavras que contém quatro ou mais sílabas. Exemplo: Advogado, intuitivamente, geladeira, comprovante.

A divisão silábica ocorre de acordo com a pronúncia da palavra, por exemplo, repita em voz alta a palavra: “paralelo”. Perceba a emissão da voz e observe a palavra dividida: PA – RA – LE – LO. Exatamente como expressamos oralmente. Porém, existem algumas regras que dão base a divisão silábica. São elas:

1- Não existe sílaba sem vogal;

2- Não se separam os ditongos e tritongos;

3- Separam-se os Hiatos;

4- Não se separam os dígrafos: ch, lh, nh, qu e gu. Exemplo:  Chinelo (chi-ne-lo); Molho (mo-lho); dinheiro (di-nhei-ro); queijo (quei-jo); guaraná (gua-ra-ná).

5- Separam-se as letras: RR, SS, SC, SÇ, XC. Exemplo: Arroz (ar-roz), Assembleia (as-sem-ble-ia), Escola (es-co-la), cresço (Cres-ço), exceção (Ex-ce-ção).


6- Não se separam os encontros consonantais que iniciam a sílaba. Exemplo: Psicólogo; Abster. 

*ATENÇÃO: Quando existe o prefixo SUB, ele não se divide. Por exemplo: Sublinhar (sub-li-nhar)
porém isso ocorre apenas quando o sub tem função de prefixo, quando faz parte da palavra, se separa. exemplo: sublime (su-bli-me)

Sabendo essas regras, você nunca irá separar de forma errada as palavras.
Agora, vamos falar um pouco sobre translineação. Você sabe o que é isso?
Translineação é quando estamos escrevendo em uma linha e a palavra não cabe por completo, então damos um traço e continuamos na linha de baixo.

Vou apresentar duas dicas que pouca gente sabe. Se tratando da norma culta, não é aconselhável separar uma palavra e deixar, na linha de cima ou de baixo, apenas uma letra. Por exemplo a palavra "amarelo". Vamos supor que ela não coube na linha. Seria errado, na norma culta, deixar apenas o "A" na linha de cima e o resto da palavra na linha de baixo.
Outra dica é quando separamos palavras com prefixos separados por traços. por exemplo Ex - marido. Se precisarmos separar a palavra exatamente no "Ex -", na outra linha também deverá conter um traço.

Então é isso galera, não se esqueçam de fazer os exercícios para fixar o entendimento e boa sorte!
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário