quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Ortografia: O uso do X

O uso do "X" normalmente confunde a cabeça das pessoas, afinal, quando devemos usar X? 
Algumas pessoas, com dúvidas sobre o uso do X preferem mudar a palavra para evitar um erro desnecessário. Se você é uma dessas, acompanhe essas dicas para acabar ou diminuir os erros de português no dia a dia.


Usa-se "X":

1- Após ditongo (caso não lembre o que é ditongo, acesse essa postagem clicando aqui) por exemplo: Caixa, peixe, frouxo etc.

2- Quando a palavra base (não derivada) é iniciada pela sílaba -EN. Exemplos: Enxoval, enxuto, enxame etc.
 Agora veja, enchente começa com EN e se escreve com CH, qual o motivo disso? 
Simples, "enchente" é a derivação da palavra "cheio", portanto, escrever com CH está correto. A mesma coisa ocorre com a palavra "encharcar". Inicia-se com EN porém se escreve com CH. 
Pouca gente sabe mas encharcar é a derivação da palavra: Charco, que entre outros significados, tem como definição: uma poça d'água. Por isso, se escreve com CH.
Sendo assim, é muito importante observar de qual palavra vem a derivação da qual você deseja escrever.

3- Após a sílaba inicial -ME: Exemplo: México, mexilhão, mexer etc.
Mas atenção, por favor não confunda mexa com mecha! mexa com X é o verbo mexer. Com CH é uma mecha de cabelo. Ok? O mesmo vale para roxa e rocha. com X é uma cor, com CH é uma pedra!

4- Em palavras inglesas aportuguesadas. Veja:
Em muitos frascos ainda lemos o termo Shampoo, que é uma palavra americana, porém essa palavra existe na nossa língua e se escreve com X. Foi uma palavra inglesa aportuguesada que se tornou: Xampu.

5- Em palavras de origem indígenas e africanas. Exemplo: Abacaxi, orixá, xavante, xará etc.

É isso aí galera, com essas dicas fica muito mais fácil usar o X, para fixar, acesse esse link para fazer os exercícios!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário