terça-feira, 5 de setembro de 2017

Português: Morfema

Você sabe o que é morfema?
Quando o aluno está na sala de aula e se depara com essa palavra, logo bate um desespero, mas embora a palavra seja estranha, o significado é muito simples... Quer saber mais?



Para facilitar o entendimento, podemos usar como sinônimo da palavra "morfema", a palavra "pedaço". Isso porque morfema são as partes, significativas, de cada palavra. Por exemplo a palavra
Inconstitucionalissimamente que contem sete partes:

In + constitu + cion + al + issim + a + mente.

Segundo Cunha e Cintra (2008, p.90): "Os morfemas são as unidades significativas mínimas que, ao se unirem, compõem cada palavra, formando um todo semântico.".

Os morfemas se dividem em três tipos. Vejamos:

1- Morfema lexical: Sem esse morfema, a palavra não existe! Isso ocorre pois ele é o morfema principal, levando o significado da palavra e servindo de base para os outros morfemas se juntarem a ele.
Esse morfema é o radical de cada palavra. Observe:
Livraria. A parte em negrito é o morfema lexical, dessa parte podemos formar dezenas de outras palavras, como livreiro, livro, livrinho etc.

2- Morfema derivacional: Ele se une ao morfema lexical. É o prefixo e sufixo. Ou seja, quando uma palavra é derivada de outra, quer dizer que nela, foi acrescida o morfema derivacional. No caso do Livreiro = livro + eiro.

3- Morfema flexional: Diz Fernando Pestana (2017, p.121): "Diz-se normalmente que uma palavra se flexiona quando não há troca de radical nem acréscimo de afixos (prefixo e sufixo), mas sim quando há uso de desinências, ou seja, morfemas que indicam o gênero e o número de palavras."
Portanto, o morfema flexional são aqueles que carregam em si os conceitos relativos de sexo, gênero, quantidade etc. Exemplo: Livreiros.

Muito simples né? Para completar com sucesso essa postagem, vamos falar rapidamente de alomorfia, você sabe o que é?

Alomorfia é a alteração em algum morfema para que a palavra seja bem pronunciada. Normalmente nos morfemas lexicais, como o verbo fazer que apresenta alomorfia no radical faz- (faz, faço, feito).
A alomorfia ocorre para que haja eufonia (bom som).

Muito simples né?
não tem como esquecer nunca mais!
até a próxima!!

Um comentário: