segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ortografia: Mal x mau

Você sabe quando e como usar o mal e mau? Essa dúvida é muito comum na nossa língua e com bastante frequência encontramos erros relacionados a isso. Nessa postagem acabaremos de vez com esse problema!



Observe as seguintes frases:

1. Ontem, meu time jogou mal.

2. Estou com um mau pressentimento sobre isso.

Sempre que estivermos diante da necessidade de utilizar mal/mau, devemos lembrar da seguinte regra: Mau com "U" é o antônimo de bom; mal com "L" é o antônimo de bem. Ou seja, todo bom é mau e todo bem é mal. Certo?


Sabendo disso, vamos voltar nas frases a cima:

1. "Ontem, meu time jogou mal." 
Coloquemos a frase no antônimo:
 Ontem, meu time jogou "bom?" "bem?".
Obvio que:
 "Ontem, meu time jogou bem."; Portanto, usamos "mal".

2. "Estou com um bem pressentimento sobre isso."
    "Estou com um bom pressentimento sobre isso."
Logico que "bom", logo, usamos "mau".

Certo galera? Então até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário