terça-feira, 10 de outubro de 2017

Português: Figuras de linguagem parte 3

Nessa terceira parte das figuras de linguagem aprenderemos sobre aquelas que fazem parte das figuras de pensamentos. Aqui, os recursos estilísticos tornam a expressão mais incisiva, causando forte impressão. Explora-se mais as ideias do que as palavras em si.



1. Antítese: Muito simples, são palavras que se opõem na frase. Por exemplo:

- Ele mudou a vida  da água ao vinho.
- Metade de mim te ama, a outra metade te odeia.

2. Ironia: Talvez a mais usada das figuras de linguagem. Ironizar é falar o oposto do que se realmente pensa. Normalmente em tom de deboche. Como:

- Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.
- Que motorista habilidoso você é, quase me atropelou!

Como dizia Berilo Neves: "A ironia é uma forma elegante de ser mau."

3. hipérbole: É quando se expressa com exagero. Na parte 1 dessa série sobre figuras de linguagem, usei uma bem no início. Veja exemplos:

- Eu já avisei isso mil vezes.
- Essa mochila está pesando 10 toneladas.

4. Gradação: É uma sequencia de ideias que denota crescimento ou diminuição. Por exemplo:

- É um pássaro, é um avião, não... é o super-homem !
- "Eu era pobre, era subalterno, era nada." (monteiro lobato)

5. Prosopopeia (personificação): Esta é o ato de atribuir características humanas a seres não humanos.

- A Amazônia chora por suas árvores derrubadas.
- A lua até beijou o mar, para não ficar de vela.

6. Eufemismo: Usa-se para suavizar uma ideia negativa. Ex.:

- Seu avô foi para o andar de cima, está descansando. (morreu)
- Por ser uma pessoa de cor, sofreu bastante preconceito. (negro)

7. Paradoxo (oxímoro): É uma situação que contradiz o senso comum. Duas ideias contrárias que se coexistem. Exemplo:

- "Foi sem querer querendo."
- "O amor é o fogo que arde sem se ver
    É ferida que dói e não se sente
    É um contentamento descontente
    É dor que desatina sem doer." (Camões)

Obs.: Nunca confunda paradoxo com antítese.
 Na antítese, as palavras se opõem mas a frase permanece com um sentido
 No paradoxo, as palavras opostas quase sempre são entendidas de acordo com o contexto. A frase fica com um sentido vago e as vezes, até sem nenhum sentido.
Veja esse exemplo:

Antítese: Os jardins de Allah tem vida e morte.
Paradoxo: Os jardins de Allah vivem morrendo.

Viu só? É possível que um jardim tenha vida e morte, mas é impossível um jardim (ou qualquer coisa viva) viver morrendo. Para certificar seu entendimento, consegue dizer nas frases abaixo, qual é antítese e qual é paradoxo? As respostas estão logo após, não vale colar hein!

1- Estou dormindo acordado.
2- Ninguém me ama, todo mundo me odeia.
3- Já estou cheio de me sentir vazio.
4- A minha clara obscuridade reflete minha calma alma.


Então é isso galera, nossa penúltima postagem sobre o assunto!
Até a próxima!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário