Você sabe a diferença entre denotação e conotação?
Esse assunto simples e tão recorrente nas provas acaba derrubando muita gente em concursos e vestibulares pelo país. Depois de ler essa postagem, vai ficar difícil você cair nessa de novo.
Denotação: A denotação é uma linguagem precisa e exata, usada de forma objetiva; A palavra nesse sentido fica com uma definição restrita, seu significado no contexto é idêntico ao encontrado no dicionário.
Conotação: A conotação, por sua vez, carrega uma definição ampla criada pelo contexto possuindo várias formas de se interpretar; Normalmente é usada de modo artístico e criativo pois é uma linguagem expressiva, rica em sentidos.
Uma forma simples de nunca esquecer é usar a palavra como um lembrete de sua significação. Veja a imagem:
Bem simples não? Falou em Denotação, lembrou de dicionário; Falou em conotação, lembrou de criativo. Observe as frases a seguir:
1. O cachorro é um animal interessante.
2. Olha o que esse cara fez, que animal!
1. O cachorro é um animal interessante.
2. Olha o que esse cara fez, que animal!
Observe que na primeira frase, a palavra grifada está em sentido denotativo; de fato, o cachorro é um animal (que é interessante).
Agora, na segunda frase, "animal" está em sentido conotativo; Qual seja, o "cara" fez algo muito ruim e foi caracterizado como um animal; sem raciocínio, sem senso de responsabilidade, com pouca capacidade intelectual, desprovido de inteligência.
Perceba que na segunda frase, podemos interpretar o adjetivo "animal" com diversos significados, enquanto que na primeira existe um significado exato e preciso.
A dica é essa galera! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário